terça-feira, 27 de maio de 2008

Sissi




























Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria, (Munique, 24 de Dezembro de 1837 - Genebra, 10 de Setembro de 1898, faleceu faz hoje 108 anos) foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria. Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi.

Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), a jovem imperatriz casou com Francisco José I em Abril de 1854. Sissi tinha então 16 anos e era considerada uma das mais belas princesas do mundo. Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela, Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que foi assassinado em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou.

Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro. A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido. Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súbditos. Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.

Na década de 1950 os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuíram decisivamente para espalhar o mito de Sissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário