quarta-feira, 28 de maio de 2008

Hathor




























Hathor era constantemente chamada de a mãe de todas as divindades egipcias, era tambem uma Deusa Lua, como muitos nomes como Het-Hert, Hetheru.
Os cultos a Hathor ja existiam , antes mesmo de se criarem as ascenções das divindades masculinas, segundo os historiadores.
Hathor reina sobre o ceu, o Sol , sob a rainha, a música, as dancas e as artes.
Os egipcios a chamavam de a vaca celestial, e diziam que originou a via láctea com seus próprios fluidos vitais. Era tambem identificada com o dourado ganso do nilo, que botou o Ovo Dourado do Sol. Ela era a rainha do Oeste, senhora dos mortos, mas também a protetora da mulheres e da maternidade.
Ela tinha a aparência de vaca que usava um disco de Sol entre seus chifres, ou uma mulher com aparência de rainha com o mesmo disco em sua cabeça.
Seu nome significa "A casa de Horus" ou " o ventre de horus", ela está associada assim à familia real. Assim como todo o mundo podia ser visto como a casa de Horus, Hathor pode ser vista como uma deusa mãe de todo o mundo.
O culto anual a Hathor, tem sacerdotes homens e mulheres, poucos são os arquétipos cujas deidades tem seguidores de ambos os sexos tanto quanto ela. Muitos são artesaos, músicos, e dançarinos , ambos usam estes talentos pra homenageá-la com grandes obras de suas artes. A Musica e a dança fazem tanto parte do ritual a Hathor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário