sexta-feira, 20 de março de 2009

Isabel Farnesio (1692-1766)




























Isabel Farnésio nasceu na cidade de Parma, ao norte da Itália. Era a segunda filha do príncipe herdeiro do ducado de Parma, Eduardo Farnésio, e de sua esposa, Sofia Dorotéia de Neuburgo.

As mortes sucessivas de seu irmão mais velho, Alexandre Inácio (5 de Agosto de 1693), e de seu pai (6 de Setembro de 1693) deixaram-na como a terceira na linha de sucessão ao ducado, sendo precedida unicamente por seus tios, Francisco (que se tornaria seu padrasto em 1696) e Antônio Farnésio, que reinaria com a morte do irmão e morreu sem descendência. Tal fato não só converteu Isabel na única e legítima herdeira das propriedades dos Farnésio, como também dos bens da família Médici (via sua bisavó Margarida de Médici), uma vez que a família extinguiu-se em 1743.

No dia 24 de Dezembro de 1714, Isabel Farnésio casou-se com o rei Filipe V da Espanha, viúvo da princesa Maria Luísa de Sabóia. Ela tinha vinte e dois anos Filipe, quase trinta e um. Bela, inteligente e ambiciosa, Isabel desde muito cedo soube dominar o fraco espírito do marido, submetendo assim os interesses da Espanha aos seus sonhos de conquistas na Itália.

Isabel motivou as invasões da Sardenha e da Sicília (1717-1718). Consegui fazer de seu filho primogénito Carlos (futuro Carlos III) o rei de Nápoles e da Sicília, e de seu quarto filho, o infante Filipe, o duque de Parma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário