terça-feira, 3 de junho de 2008

Olga Benário


































Olga Benário nasceu em Munique (Alemanha) em 12 de fevereiro de 1908. Pertencia a uma família judia. Sua mãe era uma dama da alta sociedade e seu pai, um advogado social-democrata.

Ela entrou para a Juventude Comunista aos 15 anos. Aos 20, liderou uma arrojada missão que invadiu uma prisão e possibilitou a fuga do dirigente comunista Otto Braun. Otto e Olga moravam junto desde que ela tinha 16 anos.

Em 1934, foi designada para acompanhar e proteger Luís Carlos Prestes, líder da Coluna Prestes, em sua volta clandestina ao Brasil. Há indícios, porém, de que sua verdadeira missão era assassinar o então presidente do Brasil Getúlio Vargas.

Olga e Prestes acabaram se casando e tiveram uma filha, Anita. Os dois, porém, só ficaram juntos de 1934 a 1936, ano em que ambos foram presos pelo governo Vargas depois de liderarem a fracassada Intentona Comunista.


Foi entregue aos nazistas e deportada para a Alemanha quando estava grávida de 7 meses.

Durante sua permanência no campo de concentração de Ravensbrück (Alemanha), Olga não apenas se tornou líder do bloco onde estava como também atuou dando aulas às outras presas.

Em fevereiro de 1942, foi executada em uma câmara de gás do campo de concentração de Bernburg (Alemanha). A notícia de sua morte veio à tona porque uma presa conseguiu passar adiante a informação por meio de um bilhete escondido na barra de sua saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário